Abstract: Os problemas de identificação de rotas para veículos afetos à distribuição e recolha são essenciais no dia-a-dia de inúmeras empresas e instituições. Consoante a localização dos clientes e o tipo de serviço pretendido a abordagem pode envolver problemas de identificação de rotas em pontos distintos (VRP-Vehicle Routing Problems) ou problemas de identificação de rotas em ligações (ARP- Arc Routing Problems). A recolha de resíduos sólidos urbanos, com recolha porta-a-porta, exemplifica este último caso. A resolução de casos práticos envolve, regra geral, a consideração de novas restrições. Tal é o caso da recolha de resíduos sólidos urbanos no conselho do Seixal, em que, por exemplo, as rotas têm um tempo limite, coincidente a duração dos turnos dos trabalhadores; devem ser equilibradas entre si, para evitar grandes discrepâncias; e devem ser visualmente "atrativas". Estes conceitos são definidos e apresentadas possíveis abordagens. São ainda identificados e estudados problemas em que o objetivo de maximização de proveitos prevalece face ao da simples minimização de custos, como se revela fundamental em empresas privadas. Keywords: Rotas nos Arcos; Modelos; (Mat/Meta)Heurísticas. Agradecimentos: Supported by National Funding from FCT/MEC - projects: UID/MAT/04561/2013; PTDC/MAT-NAN/2196/2014.