Abstract: Os modelos de resposta ao item (MRI) são um instrumento poderoso nos processos quantitativos de avaliação educacional, que possibilitam uma série de avanços em termos de acompanhamento escolar dos alunos, permitem avaliar o desempenho escolar de um determinado nível de ensino, ou verificar se houve ganho de um nível para o outro. A utilização dos MRI permite, ainda, a constituição de bancos de itens (calibrados), a criação de testes a partir do banco de itens, a investigação de propriedades dos itens e a construção de escalas para aferir aprendizagens. Para esta classe de modelos, apresentam-se os conceitos básicos, discutem-se as propriedades, especificam-se os modelos mais usados e expõem-se os principais procedimentos de estimação. Com vista a aplicar alguns dos modelos apresentados, efectua-se a análise dos itens que compõem um teste e apresentam-se as estimativas dos parâmetros de discriminação e de dificuldade dos itens. Recorre-se à função de informação do teste para averiguar a capacidade informativa do teste relativamente ao factor latente (competências em Matemática) e quantifica-se o erro da medida. Os resultados obtidos ressaltam a importância da utilização de técnicas baseadas em MRI para a análise das propriedades dos instrumentos e dos itens em avaliação educacional, assim como o seu potencial na construção e validação de instrumentos.